domingo, 11 de julho de 2010

Notícias nem um pouco frescas 1

A Primeira-Ministra da Islândia, Johanna Sigurdardottir, casou-se com a escritora Jonina Leosdottir, com quem já vivia há anos. Com a união, ela se tornou em todo o mundo a primeira chefe de governo nacional a oficializar uma união homossexual.

Johanna e Jonina já viviam um relacionamento formal desde 2002 e ingressaram com um pedido para que a união fosse convertida em casamento depois da aprovação da nova lei no Parlamento, ocorrida em 11 de junho. Não houve cerimônia de casamento. Johanna assumiu o posto de primeira-ministra no ano passado, depois da queda de um governo de centro-direita em meio a uma onda de protestos desencadeada pela crise econômica vivida pelo país.

Nascida em 1942, Johanna Sigurdardottir, do Partido Social Democrata, é a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro em seu país, além de ser a primeira chefe de governo declaradamente homossexual da história. A Islândia também teve a primeira mulher chefe de estado do mundo com a eleição da presidente Vigdís Finnbogadóttir em 1980. Sigurdardottir anunciou que a prioridade de seu governo será a economia e a proteção às famílias do país, que foi fortemente atingido pela crise financeira iniciada no final de 2008.

Johanna e Jonina inauguraram no país a lei recém-aprovada que define casamento como união consensual entre duas pessoas, independentemente do sexo e/ou gênero. A notícia foi divulgada na terça-feira 29/06. Johanna já foi hetero e tem um filho do casamento anterior (Fonte: Isto É, 07/07/2010, Agência Estado e Wikipédia).
Isso sim é pioneirismo! O resto é conversa fiada. E por falar em conversa fiada, quando será que os ventos islandeses irão soprar pela cena política e social brasileira? Será que eles chegam até aqui ou será que o nosso conservadorismo é uma geleira inquebrável? São tantas perguntas que eu, Coccinelle, já não sei o que pensar.

Nenhum comentário: