domingo, 22 de novembro de 2009

Um personagem gay na turma do Mauricio de Sousa

Um novo personagem de Mauricio de Sousa está gerando polêmica e movimentando o Twitter do criador da Turma da Mônica. Caio, apresentado como o melhor amigo de Tina em “O triângulo da confusão”, história da 6ª edição da revista lançada pela Panini, é o primeiro personagem aparentemente gay criado pelo autor. Na trama, Caio assume ser comprometido, apontando para outro rapaz. Outros personagens ficam surpresos com a revelação (veja imagem ao fim da postagem).

“A revista ‘Tina’ é uma nova publicação dirigida a um público adulto jovem, não tem nada a ver com a Turma da Mônica ou o público infantil ou infanto-juvenil”, escreveu Mauricio de Sousa em sua página no Twitter. “A história que está provocando celeuma deve ser lida e interpretada pelo leitor”.

“Repito, a revista ‘Tina’ é uma nova publicação dirigida a um público adulto jovem. Lida a história, feita a interpretação, daí sim, comentários e críticas poderiam ajudar para falarmos a língua de uma sociedade esclarecida, lembrando que publicações dirigidas a faixas de idade diferenciadas podem e devem tratar qualquer assunto de maneira adequada ao seu leitor”, escreveu.

“Na TV, no cinema, nas revistas das bancas, há a separação por faixa de idade. Por que não haveria na nossa vasta galeria de publicações? Mas uma coisa vai se manter em todas as nossas produções: o respeito pelo ser humano. Pela pessoa. E a elegância no trato de qualquer tema”, comentou o autor (Fonte: G1).

A história cumpre as promessas de Maurício de Sousa em abordar de uma forma tranqüila temas importantes do universo adolescente sem, no entanto, levantar bandeiras. A assessoria do Maurício de Sousa também afirma ser possível que Caio seja bissexual e garante que ele voltará às histórias da Tina. Nesta edição há também um discurso de Tina, agora estudante de jornalismo, contra todas as formas de preconceito. São os ventos das mudanças. Que sejam bem-vindos!


















Nenhum comentário: