domingo, 28 de junho de 2009

Cântico dos cânticos

A autoria do livro CÂNTICO DOS CÂNTICOS é atribuída a Salomão. Trata-se de um poema em que se canta e exalta o amor humano como fruto de uma natureza sexuada e erótica. Aqui foi feita uma seleção dos trechos mais picantes do livro e de pequenos outros trechos do livro dos Provérbios, que segundo a ficção literária, também é de autoria de Salomão. Esta adaptação livre buscou ser o mais fiel possível ao texto original. Sua concepção foi feita por dois motivos. Primeiro, para demonstrar que o erotismo possui duas faces: uma profana e outra sagrada. Segundo, para divulgar esse que, sem dúvida, é um dos livros mais belos das sagradas escrituras. Bom deleite (por Coccinelle).

Durante a noite, no meu leito, busquei aquele que a minha alma ama. Procurei-o, mas não o encontrei. Levantei-me e percorri a cidade, as ruas e as praças, em busca daquele a quem a minha alma ama. Procurei-o e não o achei.

Encontraram-me os guardas que faziam a ronda na cidade. Perguntei-lhes: “Acaso viste aquele a quem a minha alma ama”?

Mal passara por eles, encontrei aquele a quem a minha alma ama. Apanhei-o e disse-lhe: “Ah! Beija-me com ósculos da tua boca! Porque os teus amores são mais deliciosos que o vinho, e suave é a fragrância dos teus perfumes”!

Eis que ele me respondeu: “Quão formosa e encantadora és, meu amor, minhas delícias. O teu porte assemelha-se ao da palmeira e os teus dois seios são os cachos. Subirei a palmeira e colherei teus frutos, que para mim são como cachos de uvas”.

Respondi: “Eu sou para o meu amado, e os seus desejos voltam-se para mim”.

Com lijonjas arrastei aquele a quem a minha alma ama para meus lábios e sabendo bem que um homem não pode esconder fogo em seu seio sem que suas vestes se inflamem, sussurei-lhe: “Vem, meu amado, saiamos para o campo, passemos a noite nos pomares; madrugaremos para ir às vinhas, e ver se a vinha lançou rebentos, se as flores se abrem, se as romãzeiras estão em flor. Ali te darei meus amores”!

“Os seus ardores são chamas de fogo”! Falou-me aquele a quem minha alma ama. Meu coração estremeceu.

“Vem"! Disse-lhe. "Embriaguemo-nos de amor até o amanhecer, gozemos as delícias da voluptuosidade”!

“Oh, como és bela, minha amada, como és formosa! Tenho a minha vinha diante de mim”!

Dizendo isto ele me seguiu imediatamente, como um veado colhido no laço. E juntos nos perdemos na imensidão do nosso amor.

Nenhum comentário: