domingo, 26 de dezembro de 2010

O Filho de Deus no mundo atual

Para mim, Coccinelle, pouco importa qual a orientação sexual de Jesus Cristo ou quais as suas preferências sexuais. Seu legado de amor e perdão são o que há de mais importante na sua trajetória e é no que, de fato, devemos nos ater. Entretanto, achei o texto abaixo interessante e resolvi traduzi-lo para compartilhar com os que freqüentam esse cantinho. O que achei interessante foi o fato de o texto levantar a idéia de que a imagem de Jesus é, frequentemente, utilizada para os fins mais torpes, de acordo com as convicções que cada um defende. Trata-se de um texto provocativo e reflexivo. Leiam, reflitam, opinem.

Jesus Cristo era gay, sadomasoquista, praticante de zoofilia ou necrófilo? Como eu nunca transei com ele, eu realmente não posso afirmar nada sobre sua orientação sexual. Se você também nunca transou com ele e ele nunca transou com você, assim como eu, você também não pode saber ou afirmar nada sobre a sexualidade do Filho de Deus.

Isso tudo nos remete a uma questão interessante: por que muitos cristãos se aferram com tanta veemência à idéia de que Deus é heterossexual? Eu duvido que esses cristãos tenham tido suas primeiras experiências sexuais com o Filho de Deus para formar essa convicção. Sendo assim, o que os leva ter tanta certeza?

Minha opinião é que isso ocorre pela mesma razão que levou esses mesmos cristãos a afirmarem que Jesus era branco, não portava nenhum tipo de deficiência física e era bem apessoado, certamente magro. Do mesmo modo, afirmam que ele quis dar início a uma religião (igreja), que ele seria um republicano e se oporia ao aborto se, hoje, ele estivesse vivo. Como disse um empresário há alguns anos: “Se Jesus voltasse, hoje ele seria um publicitário”.

Estas suposições nos dizem bem pouco sobre Jesus da Galiléia, mas, de certo, nos dizem muito sobre os valores do cristianismo contemporâneo. Incapazes de enxergar além do seu próprio contexto histórico, os cristãos de hoje projetam seus ideais no seu guru de dois mil anos, do mesmo modo que projetam seus medos na crença do inferno para onde irão todos aqueles que são maus ou não se comportam como determina a ordem vigente. Existem, entretanto, algumas organizações cristãs que tentam promover uma imagem menos heterosexualizada de Cristo, resgatando sua história, há dois milênios controlada pela igreja (Fonte: KERSPLEBEDEB; Tradução: Coccinelle).

Nenhum comentário: